_________________________________________________________________

Em dezembro de 2003, Juliana Araujo convidou seu amigo Djalma Corrêa para criarem uma ONG, com o objetivo de seguirem juntos pesquisando e documentando a cultura brasileira. Os dois chamaram ainda Raquel Corrêa Benjamin e o trio esboçou o estatuto da associação. 

Ainda em dezembro de 2003, a Balafon, associação cultural sem fins lucrativos, foi fundada, contando com a participação de outros amigos, profissionais de diversos campos das artes e das ciências humanas. Um de seus objetivos principais é a organização e disponibilização do acervo de documentos audiovisuais sobre a cultura brasileira, constituído pelo sócio-fundador Djalma Corrêa, percussionista e pesquisador, bem como o contínuo enriquecimento deste acervo, por meio de novas pesquisas e documentação. É também nosso objetivo pensar e promover diversos modos de aproveitamento desses materiais, seja no campo da produção de conhecimento científico, seja no campo da criação artística. 

Entre 2004 e 2014, a Balafon foi dirigida por Djalma Corrêa e Juliana Araujo. Daí em diante, alternaram-se na sua direção Gustavo Campos, Ana Macedo, Flau Márcia, Paulo Thomás, Vera Lima, Eduardo Macedo. 

Hoje, a diretoria é composta por Juliane Freire, Juliana Araujo e Ricardo Homen. 

contato@balafon.org.br