Apresentação
  
Depois das Retrospectivas e Colóquios Jean Rouch (2009-2010) e Pierre Perrault (2012), a BALAFON aborda agora não a obra de um cineasta, mas as atividades e a produção dos Ateliers Varan: uma escola de formação de documentaristas, muito particular. 

A associação Ateliers Varan foi fundada oficialmente em 1981, por iniciativa de Jean Rouch e Jacques d’Arthuys, em Paris. Seu objetivo inicial era formar jovens cineastas em países onde não havia ainda uma produção cinematográfica, mas também entre grupos étnicos e sociais minoritários que não tinham acesso às técnicas do cinema. Essa era uma formação em cinema documentário de campo, especializada nos princípios do cinema direto.  

Os Ateliers Varan são ao mesmo tempo célebres e pouco conhecidos. Na constelação do cinema documentário, eles são geralmente tomados por herdeiros de Jean Rouch - que, no entanto, deles pouco participou, após sua fundação. Sua enorme produção de filmes, mais de mil, é muito pouco conhecida fora do circuito dos festivais especializados. 

E, no entanto, essa filmografia reúne documentos excepcionais sobre a história do mundo contemporâneo, documentos do maior interesse, pois esses filmes escapam às convenções da reportagem televisiva ou do documentário tradicional. Eles são em geral fundados na descrição da vida cotidiana, as pessoas são filmadas em seu ambiente e existência habitual. Os filmes nos mostram frequentemente lugares onde nunca estivemos, nos deixam vê-los sob diversas facetas, longe da estética espetacular e do exotismo.  

A associação Ateliers Varan é formada por realizadores e outros profissionais do cinema. Alguns fazem parte dela desde a sua fundação, tendo atravessado toda a já longa experiência Varan de ensino do documentário pelo mundo, hoje com 35 anos. Outros vieram se juntando ao grupo inicial ao longo dos anos, garantindo assim a ampliação e renovação da associação: entre estes, uns se formaram nos Ateliers Varan ou passaram por estágios Varan em algum momento de sua formação, e outros se juntaram ao grupo por se identificarem com a sua proposta. De modo geral, os integrantes dos Ateliers Varan se dividem entre seus projetos pessoais e os projetos da associação.  

As atividades dos cineastas Varan como formadores nos ateliers se entrelaçam às vezes de modo muito íntimo à sua produção cinematográfica pessoal, e seus filmes alcançam forte relação com os ateliers. André Van In filma A Comissão da Verdade (1999), depois de ter coordenado por quase 10 anos os trabalhos dos ateliers de documentário da África do Sul. A imagem de seu filme é de sua ex-aluna Donne Rundle, que realizara antes um dos episódios de Crônicas sul-africanas no atelier em 1987 e My vote is my secret no atelier de 1994. Séverin Blanchet filma Kantri Bilong Yumi: a Papua da família Maden, depois de longo convívio com Martin Maden, que fora aluno do atelier da Papua Nova Guiné. Inversamente, Catalina Villar, muitos anos depois de ter passado por uma formação nos Ateliers Varan de Paris, busca o apoio da associação (à qual se filiará em seguida) para organizar um atelier na Colômbia, inspirada pela experiência de realização de seu filme Diários de Medellín (1999). Um de seus alunos no atelier tinha sido, antes, personagem de seu filme. David Ghéron Tretiakoff filma A Godpassing (2007) no Cairo, onde organizará, a partir de 2010, uma série de ateliers.  
    
Esta Retrospectiva mostra filmes produzidos pelos alunos dos ateliers, e mostra filmes de cineastas integrantes da associação Varan. Nela, estão representados os ateliers da África do Sul, Papua Nova-Guiné, Camboja, Colômbia, Sérvia e Montenegro, Afeganistão, Egito e Vietnã. Estão também representados cineastas do grupo inicial da associação e cineastas que, depois de passar por estágios de formação nos ateliers Varan, vieram se filiar a ela. Os colóquios em torno desta retrospectiva debatem os filmes, a história e a metodologia desenvolvida e experimentada pelos Ateliers Varan ao longo desses 35 anos de atividade, suas dificuldades, seus desacertos e acertos. Promovemos também nesses colóquios um diálogo entre a experiência dos Ateliers Varan e de oficinas de documentário consistentes em curso no Brasil já há vários anos. 
  
Confira a PROGRAMAÇÃO. 
    
 
 
 
 
 
_______________________
  
  
    [ Home ]        [ Apresentação ]        [ Programação ]        [ Filmografia ] 
  
      [ Divulgação ]        [ Bibliografia ]        [ Galeria de Fotos ]        [ Ficha Técnica ]        [ Contato ]